segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Visita a Mysore e uma perseguição sem tréguas

Update: visita virtual ao palácio de Mysore

Mais uma excursão... mais uma viagem, uma nova exploração...


Ver mapa maior (Ponto K - hotel)

Tudo começou o relógio ainda não tinha tocado 6 vezes.
Mais uma falha de comunicação deu ao início ao dia: o condutor do táxi dirigia-se para o destino da excursão (Mysore) e não para o ponto de partida da excursão! Ainda bem que falámos a tempo... meia volta até ao outro lado da cidade (segredo: o mínimo de palavras para se dizer o que se quer).
A primeira impressão foi positiva.. o autocarro era de luxo... dentro dos parâmetros locais claro.. era realmente moderno.. tinha amortecedores vá..
A viagem começa... o A/C mandava aquela brisa gélida... estávamos no pólo norte... até que os reconfortantes raios de sol aparecem. Após alguns quilómetros de boa estrada percorridos.. quando nos preparávamos para adormecer... eis a banda sonora que nos foi presenteada, cujo excerto proponho ser escutado como música de fundo deste post:

download


A primeira paragem de relevo foi....religiosa.. adivinhem lá.... sim.. mais um templo hindu: o Sri Ranganatha Swamy.

À entrada deste templo, estava uma série de vendedores que mal apanham as suas presas.. se lançam e atacam em grupo. Assim,  andaram atrás da gente a tentar vender diversos artefactos entre os quais leques e elefantes talhados à mão, 5 minutos de pura perseguição.. como direi.. chata vá... Realmente, os locais estão mesmo interessados em que conheçamos a sua cultura. Aplicámos o plano de fuga até ao autocarro, ao que um deles, o mais persistente do grupo, nos escoltou até à entrada do mesmo, sempre a falar no dialecto local, em modo imploração. Sentamo-nos. Respiramos. Suspiramos de alívio no fundo do bus; é então que o Tiago olha pela janela do seu lado esquerdo.. lá estava ele.. a perpretar o seu ataque .. afincando as suas presas.. mas agora de outro ângulo... em linguagem gestual...agora em desvantagem... "aaaaaaaaaaaaaaaa".

Passámos por mais uns lugares... e fomos almoçar a um hotel onde recorremos aos toalhetes com álcool: após limpeza dos devidos talheres e prato... eis que o toalhete não engana... estes ganharam uma coloração amarela...

Partimos então para a próxima paragem.. que pensámos ser o palácio. Afinal não era. Ainda nos levaram a um Emporium... uma espécie de loja mas para estrangeiros.. (já agora.. muitas entradas têm preço especial para estrangeiro: às vezes 100 vezes o preço para indiano). Conhecendo bem o modelo de venda local, optámos ficar pelo autocarro.

Duas últimas paragens: Palácio de Mysore e Jardins Iluminados Brindavan. O palácio realmente valeu a viagem.. era enorme.. bem conservado.. interessante.. diversificado.. arquitecturalmente fascinante.. mas muito populado mesmo. Este é o palácio principal do marajá: o palácio de Bangalore é a residência de verão. Os jardins do palácio também não estavam nada mal.. Encontrarão estas e todas as outras fotografias aqui (obra do Tiago.. que após tanto sucesso nas fotos, foi interceptado por um rapaz que o congratulou pela sua imaginação e qualidade das fotografias tiradas - sim porque é muito comum aqui ficarem a olhar para as fotos / quererem aparecer nas fotos.. como poderão constatar).
Do interior do palácio não há fotos, pois eram proíbidas (a multa era 500INR...). Quando aos jardims iluminados, as impressões também foram positivas: um espaço largo e diverso, com muita luz, cor, repuxos e alguma arte. Os repuxos de água são alimentados pela própria barragem vizinha: a Krishna Raja Sagar. O jardim luminoso era ao mesmo tempo jardim do Hotel Royal Orchid. Nos labirintos deste jardim também se deram várias impiedosas perseguições, desta feita por vendedores de postais ("photo photo?" x 50).

Apesar do autocarro ser aceitável... o passar nas lombas era altamente doloroso.. visto que que estávamos sentados mesmo ao fundo... e o condutor acelerava logo após o passar das rodas dianteiras.. era como levar um soco no estômago por cada lomba... lembro-me de me agarrar ao banco da frente, suster a respiração e aguentar o almoço no mesmo lugar.. Após 5385 vendedores de postais e 32715 murros no estômago, o fim da viagem estava perto.. Estávamos K.O.

Ah é verdade..o tema mais badalado do blog.. andamos há semanas (parecem anos) a salivar por um restaurante onde consta haver bifes com batatas fritas.... Os rumores apontam para um local de nome: The Only Place. O nome não podia ser mais sugestivo. Está agendado para breve.. será um dia muito especial, pelo que haverá o antes e o depois, um verdadeiro feriado no calendário das nossas vidas..
Bife que esperamos vir a degustar no Sábado  


5 comentários:

  1. Se o bife corresponder à foto, quem vos pede um sou eu!

    ResponderEliminar
  2. Fotos bem giras! Gostei muito de ver! :)

    ResponderEliminar
  3. Vejo que Mysore foi uma boa escolha e que a propaganda feita no palácio de Bengaluru até tinha razão de ser :-)

    Quanto ao bife, espero que o tenham apreciado e que tenham mais oportunidades de se deliciarem com tal repasto. Em todo o caso, a minha oferta continua de pé ;-)

    ResponderEliminar
  4. Há que fazer aqui uma ressalva: aquele bife foi sacado da net! ainda não comemos bife nenhum; esse é o programa previsto para Sábado! ainda continuamos a salivar por um bife como o da imagem :)
    Aguardamos e agradecemos a tua oferta com alguma ansiedade! :D

    ResponderEliminar
  5. Ai, desculpem...mas o que eu me tenho rido com as vossas aventuras. JASUSSS!!!
    Lamento mesmo essa parte "manhosa" da comidinha. Bolas...cada vez que como nem que seja uma sandes, lembro-me logo de vocês.
    Vá...bejocas.

    Paula

    ResponderEliminar