quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Taj Mahal

Prólogo
Estando nós 2 meses neste país tão diferente, seria de esperar uma visitinha a uma das 7 Wonders of the World. Pois bem... tudo começou com a compra de um pacote que incluía:
  • Nova Deli (Deli)
  • Agra (Uttar Pradesh)
  • Jaipur (Rajastão)
Este percurso é conhecido como a excursão Golden Triangle:

Ver mapa maior
Ver mapa maior

Nova Deli
Ida de avião até Nova Deli. No aeroporto apanhámos um táxi até ao Connaught Place. O smog na cidade era intenso; nevoeiro com cheiro a fumo. Aqui fomos até uma agência de turismo (governamental) onde adquirimos um pacote para a excursão de 3 dias. Com este pacote, contribuímos para a ajuda contra a pobreza na Índia, mais precisamente para a ajuda contra a pobreza na casa do empregado, já que ele simpaticamente "pediu" 4.5% para o seu bolso (para lhe pagar este extra, fomos ao ATM e apanhámos a maior molha da nossa vida; aqui as gotas de chuva parecem de um decilitro cada). A sua simpatia estava efectivamente patente; ofereceu-nos chá e tudo. As chávenas pareciam ser uma homenagem à monarquia dado que não eram lavadas desde então (e.g. tinham o seu pegador munido de sarro negro). Quando pedi um lenço para limpar os óculos, o outro empregado chamou alguém que pegou numa folha A4 e não, não ma deu logo assim à toa: primeiro teve o cuidado de a cortar ao meio.
Após a agênca, uma visita à Pizza Hut do sítio, para o repasto. Comemos uns deliciosos pães de alho e uma pizza de pepperoni... Como perdemos algum tempo na procura da Pizza Hut, tinhamos de nos despachar para ver alguns monumentos de Nova Deli, já que aqui anoitece às 18h. Assim, visitámos:


Nesta cidade, encontrámos outro tipo de riquexó: este puxado a pedais. À noite fomos para um hotel (ainda em Nova Deli) que poderia descrever numa palavra (espelunca) mas prefiro descrever em várias: a água para o banho era quase fria, o quarto nem era mau de todo, mas os lençóis pareciam barrados em sebo, já que aparentavam colar ao corpo aquando qualquer movimento, como que num casulo. À noite, ao pedir o jantar, os empregados mal sabiam inglês (exemplo: a resposta a qualquer pergunta nossa relativa ao butter chicken era, passo a citar: butter chicken). Ao jantar, a toalha de mesa parecia .... see for yourself.

Agra

Acordar as 5.30 para apanhar o novo condutor e ir até Agra. Auto-estrada fora, o nevoeiro era tão intenso que não se via um palmo em frente (viam-se dois). Encontrou-se riquexós brutalmente cheios de pessoas, um indiano a tentar vender fotos com um macaco (e o macaco a saltar para a nossa janela), quase todos os camiões a dizer "blow horn" (acho que isto dá para muitas piadas), entre muitos outros insólitos.  Em Agra, visitámos:
  • Taj Mahal
  • Forte de Agra
  • Fábrica de manufactura de mesas para café (entre outros) de mármore branco com pedras semi-preciosas (à imagem do Taj Mahal)
No Taj Mahal, fomos com um guia que parecia perceber da coisa.. Disse imensas curiosidades históricas. De forma engraçada, dizia também que os ingleses vieram para explorar a Índia..os portugueses vieram só para business. Bom.. uma tarefa difícil: descrever o Taj Mahal. Realmente tem argumentos para ser uma das 7 maravilhas do mundo. O mármore branco tem propriedades reflectoras, pelo que parece ter luz própria à noite ou em nevoeiro. Os desenhos de rosas e as escrituras do Corão a toda à volta não são pintados: são pedras preciosas cravadas no mármore. Milhares. Existe uma simetria entre cada uma das 4 faces do palácio. Cada uma das faces é verticalmente simétrica entre si. Existem peças únicas de mármore enormes e altamente esculpidas. Enfim.. muitas outras coisas que lhe conferem uma grandeza indescritível.


Jaipur

Em Jaipur, tudo começou no hotel: o desta noite era um pouco melhor. Já tinha uma aparência agradável.
Apesar de tudo, os colchões eram tão duros que mais valia dormir no chão. O jantar foi realmente muito fraco e realmente muito caro. De manhã fomos tomar o pequeno-almoço, acompanhado de uma banda sonora nativa (com dança e tudo - em troca de gorjeta):

banda sonora


De seguida, demos início ao percurso. Além de passearmos pela cidade cor de rosa, visitámos:
O guia era muito fraco. E era muito chato. Nada a ver com o de Agra. Para acabar o dia (e a excursão) demos uma volta de elefante (para a próxima damos de dromedário). Digamos que apesar dos movimentos, este transporte foi mais confortável que certos autocarros por nós já experimentados.



Epílogo


Apesar de toda a variedade, algo se pode constatar em comum: o Tata Indica é o carro que literalmente move a Índia. Mais de metade dos carros parecem ser este modelo.. Este é o taxi mais comum, e foi também o carro da nossa excursão.
Todos os guias nos pediam gorjeta, assim como o próprio condutor do Tata (que alegou que na Índia se dava 10% de gorjeta, mas que arranjámos forma de não lhe dar, após uma série de eventos). As entradas para os monumentos são muitas vezes 20 ou 100 vezes mais que as entradas para um indiano. O vendedor levou os seus 4.5% de comissão. Em cada dia da excursão éramos levados a locais de venda (provavelmente acordados com a agência). No hotel em Jaipur, começou a dar uma música na TV muito oportuna (ouvir pelo menos até ao refrão!!). Conclusãoos estrangeiros são explorados até ao tutano.
Parece que na religião Hindu, ao se adorar um determinado Deus, se fica em jejum durante um dia da semana. Ah, após contacto com tanto hinduismo, já sabemos que o Ganexa é filho da Parvati e do Shiva :).

Aqui estão as fotos destes dias:
Uma das coisas mais difíceis de encontrar na Índia são padrões. Aqui tudo é diferente de tudo, em todo o lado. A adjectivo 'estranho' não tem qualquer valor e sentido aqui, tendo em conta tanta variedade. É difícil descrever para quem não está cá toda esta miscelânea. Muito daquilo que tomamos como certo, aqui não faz sentido ou não se ouviu falar. Tudo passa a ser relativo. Este ditado não o poderia explicar melhor:
«Whatever true thing you can say about India, the opposite is also true».


De facto, é quando pomos de lado aquilo que tomamos como certo, que a aventura pode começar...

5 comentários:

  1. Bem, vocês sabem pôr um tipo invejoso :)

    Curtam!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vocês precisaram de ir à Índia para saber que Ganexa era filho de Parvati e Shiva? Pá, podiam ter perguntado que eu tinha-vos dito isso sem ter de ir ver a lado nenhum ;)

    Agora mais a sério... pelas minhas contas faltarão pouco mais de duas semanas e vocês já estão cheios de memórias para partilhar com muita gente durante muito tempo! Umas melhores, outras piores, mas a descoberta de um mundo novo tem isso mesmo. Penso que apesar da privação de comida e da exploração de turistas, estão a aguentar-se bem, a conseguir aproveitar e divertirem-se. No fim, nothing else matters :)

    Abraço, malta!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida :) It's a whole new world..

    ResponderEliminar
  4. Brutal!!! E vocês pensavam que não se iam divertir.

    ResponderEliminar
  5. Ah, então sempre foram ao Taj Mahal :-)

    ResponderEliminar